Serra Gaúcha – Gramado/RS (Parte II)

À medida que vamos conhecendo e caminhando por Gramado, fica evidente que a natureza e o clima bucólico está sempre presente nos pontos turísticos da cidade. Um deles, o Lago Negro, oferece trilhas para caminhada e passeios de pedalinho, de onde se é possível apreciar os belíssimos pinheiros que emolduram a paisagem e que foram trazidos diretamente da Floresta Negra alemã e que dão nome ao lago. Além dele, a cidade conta com um lago menor,  o Joaquina Rita Bier, cercado de araucárias e que, em dezembro, como já mencionei no post anterior, serve de palco para o espetáculo Nativitaten.

Lago Negro

Bem próximo dali está localizado um dos principais atrativos para as crianças e, também para os adultos: o Mini Mundo. Trata-se de uma cidade em miniatura, muito bem elaborada e que apresenta réplicas de mais de 200 construções famosas 24 vezes menor que a original, todas ambientadas ao ar livre e que ganham vida e movimento através de sons, cenários e de seus 2.500 minihabitantes. As miniaturas são reproduções de obras arquitetônicas reais do Brasil e do mundo como, por exemplo, a Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto e o Castelo alemão de Neuschwastein, no qual Walt Disney se inspirou para construir o Castelo da Bela Adormecida em Orlando. Ao chegar, você recebe um dinheirinho e com ele você adquire um jornal, no qual é possível saber as novidades da minicidade e tornar a visita ainda mais interessante! O lugar é pequeno, mas como é repleto de detalhes para serem vistos, recomendo meio dia de visita por ali.

Mini Mundo

Outro local imperdível é o Parque Knorr, uma área de 57 mil metros quadrados repleta de árvores e hortênsias, onde funciona durante todo o ano a Aldeia do Papai Noel. Ali é Natal todos os dias e além de lindas decorações natalinas, o parque conta com fábrica de presentes, chuva de neve, carrossel, presépio, renas de verdade e até um monotrilho que percorre grande parte da Aldeia. O ponto alto do passeio é a casa do Papai Noel, um chalé de madeira em estilo bávaro construído em 1940 e que hoje tem todos os seus ambientes caprichosamente decorados como se fosse, realmente, a casa do bom velhinho. Conta a história que Oscar Knorr, proprietário do terreno, construiu esta casa para sua esposa que tinha problemas de locomoção, para que, sem sair de casa, tivesse a vista mais bela da cidade: o vale do Quilombo. Para chegar ao Parque recomendo utilizar carro ou taxi, pois apesar de ser próximo ao centro, a rua de acesso é bem íngreme (uma “lomba grande”, como dizem os habitantes de Gramado).

Os outros pontos de interesse de Gramado estão localizados nas duas principais avenidas que cortam a cidade e se cruzam bem no centro, onde fica uma enorme jardineira de hortênsias que serve também de rotatória para os carros. A avenida Borges de Medeiros tem início no Pórtico (entrada via Taquara) e em seguida, à sua esquerda o Lago Joaquina Rita Bier, mais a frente a Praça das Bandeiras; continuando na avenida à sua esquerda a Praça Major Nicoletti, onde está localizada a Igreja Matriz de São Pedro e o Palácio dos Festivais; quase que em frente à praça está a Rua Coberta e, por fim, um pouco mais à frente e à esquerda está a galeria Largo da Borges. O percurso da Avenida das Hortênsias é um pouco mais extenso e também tem inicio no pórtico (entrada via Nova Petrópolis). Após a enorme jardineira de hortênsias e à esquerda está localizada a charmosa Prefeitura da cidade; caminhando mais um pouco já pode se avistar o Vale do Quilombo e seu belvedere à sua direita; mais à frente e à direita estará o Mundo Encantado, um local com miniaturas que conta a história da colonização da cidade. Por fim, até a divisa com Canela, tema do meu próximo post, teremos uma série de museus: do Perfume, do Automóvel, do Chocolate, de Cera e Medieval, além de lojas de artigos em couro, chocolates, sapatos, malhas e decoração.

Igreja Matriz São Pedro

Prefeitura de Gramado

E como esporte também é o tema deste blog, não poderia deixar de constar que em Gramado e arredores é possível praticar diversos esportes radicais como rafting, rapel, mountain bike, pêndulo e trekking. Três Coroas, uma cidade bem próxima à Gramado (cerca de 20km), abriga  um dos melhor lugares do país para a prática de rafting. O esporte é feito no Rio Paranhama e encontra uma boa estrutura tanto no Parque das Laranjeiras, como no Brasil Raft Park, o qual conta com 4 km a mais de descida a partir da cabeceira do rio. Ali, reservas são recomendadas.

Mais informações:

Brasil Raft Park – Três Coroas/RS

Estrada Geral de Linha Café, s/n

Telefone: (51) 3546-1066

Segunda a sábado das 8h/11h30 e 13h/18h

http://www.brasilraft.com.br

 

Parque das Laranjeiras – Três Coroas/RS

Estrada Geral Linha Café, 5000

Telefone: (51) 3546-5731

Todos os dias 8h/20h

 

Mini Mundo – Gramado/RS

Rua Horácio Cradoso, 291

Telefone: (54) 3286-4055

Todos os dias 10h/17h

http://www.minimundo.com.br

 

Aldeia do Papai Noel (Parque Knorr) – Gramado/RS

Rua BelaVista, 353

Telefone: (54) 3286-7332

Domingo a sexta 10h30/18h

Sabado 10h30/20h

No inverno todos os dias 10h30/20h

 

Lago Negro – Gramado/RS

Rua A. J. Renner, s/n, Planalto

Todos os dias 24h

Pedalinhos todos os dias 8h30/19h

Categorias: Destinos Nacionais, Esporte + Viagem, Viagem | Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Serra Gaúcha – Gramado/RS (Parte II)

  1. Silvia Commisso

    Temos lugares muito bonitos aqui no Brasil, que não devem nada aos de fora. Quem sabe agora, com esta crise européia, o governo resolva investir mais no turismo interno, melhorando as estradas,os aeroportos, os serviços essenciais, melhorando também a rede hoteleira, treinando melhor as pessoas que trabalham com turismo, enfim, esta é a oportunidade do Brasil “mostrar a sua cara”, de trazer dólares para cá, não esquecendo dos importantes eventos que estão por vir. Vamos torcer para isso e divulgar o que temos de melhor, como vc está fazendo de uma maneira muito especial. Sou fã de suas reportagens e as sua matérias são um excelente guia para os que se aventuram por este mundo afora…

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.