Serra Gaúcha – Gramado/RS (Parte II)

À medida que vamos conhecendo e caminhando por Gramado, fica evidente que a natureza e o clima bucólico está sempre presente nos pontos turísticos da cidade. Um deles, o Lago Negro, oferece trilhas para caminhada e passeios de pedalinho, de onde se é possível apreciar os belíssimos pinheiros que emolduram a paisagem e que foram trazidos diretamente da Floresta Negra alemã e que dão nome ao lago. Além dele, a cidade conta com um lago menor,  o Joaquina Rita Bier, cercado de araucárias e que, em dezembro, como já mencionei no post anterior, serve de palco para o espetáculo Nativitaten.

Lago Negro

Bem próximo dali está localizado um dos principais atrativos para as crianças e, também para os adultos: o Mini Mundo. Trata-se de uma cidade em miniatura, muito bem elaborada e que apresenta réplicas de mais de 200 construções famosas 24 vezes menor que a original, todas ambientadas ao ar livre e que ganham vida e movimento através de sons, cenários e de seus 2.500 minihabitantes. As miniaturas são reproduções de obras arquitetônicas reais do Brasil e do mundo como, por exemplo, a Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto e o Castelo alemão de Neuschwastein, no qual Walt Disney se inspirou para construir o Castelo da Bela Adormecida em Orlando. Ao chegar, você recebe um dinheirinho e com ele você adquire um jornal, no qual é possível saber as novidades da minicidade e tornar a visita ainda mais interessante! O lugar é pequeno, mas como é repleto de detalhes para serem vistos, recomendo meio dia de visita por ali.

Mini Mundo

Outro local imperdível é o Parque Knorr, uma área de 57 mil metros quadrados repleta de árvores e hortênsias, onde funciona durante todo o ano a Aldeia do Papai Noel. Ali é Natal todos os dias e além de lindas decorações natalinas, o parque conta com fábrica de presentes, chuva de neve, carrossel, presépio, renas de verdade e até um monotrilho que percorre grande parte da Aldeia. O ponto alto do passeio é a casa do Papai Noel, um chalé de madeira em estilo bávaro construído em 1940 e que hoje tem todos os seus ambientes caprichosamente decorados como se fosse, realmente, a casa do bom velhinho. Conta a história que Oscar Knorr, proprietário do terreno, construiu esta casa para sua esposa que tinha problemas de locomoção, para que, sem sair de casa, tivesse a vista mais bela da cidade: o vale do Quilombo. Para chegar ao Parque recomendo utilizar carro ou taxi, pois apesar de ser próximo ao centro, a rua de acesso é bem íngreme (uma “lomba grande”, como dizem os habitantes de Gramado).

Os outros pontos de interesse de Gramado estão localizados nas duas principais avenidas que cortam a cidade e se cruzam bem no centro, onde fica uma enorme jardineira de hortênsias que serve também de rotatória para os carros. A avenida Borges de Medeiros tem início no Pórtico (entrada via Taquara) e em seguida, à sua esquerda o Lago Joaquina Rita Bier, mais a frente a Praça das Bandeiras; continuando na avenida à sua esquerda a Praça Major Nicoletti, onde está localizada a Igreja Matriz de São Pedro e o Palácio dos Festivais; quase que em frente à praça está a Rua Coberta e, por fim, um pouco mais à frente e à esquerda está a galeria Largo da Borges. O percurso da Avenida das Hortênsias é um pouco mais extenso e também tem inicio no pórtico (entrada via Nova Petrópolis). Após a enorme jardineira de hortênsias e à esquerda está localizada a charmosa Prefeitura da cidade; caminhando mais um pouco já pode se avistar o Vale do Quilombo e seu belvedere à sua direita; mais à frente e à direita estará o Mundo Encantado, um local com miniaturas que conta a história da colonização da cidade. Por fim, até a divisa com Canela, tema do meu próximo post, teremos uma série de museus: do Perfume, do Automóvel, do Chocolate, de Cera e Medieval, além de lojas de artigos em couro, chocolates, sapatos, malhas e decoração.

Igreja Matriz São Pedro

Prefeitura de Gramado

E como esporte também é o tema deste blog, não poderia deixar de constar que em Gramado e arredores é possível praticar diversos esportes radicais como rafting, rapel, mountain bike, pêndulo e trekking. Três Coroas, uma cidade bem próxima à Gramado (cerca de 20km), abriga  um dos melhor lugares do país para a prática de rafting. O esporte é feito no Rio Paranhama e encontra uma boa estrutura tanto no Parque das Laranjeiras, como no Brasil Raft Park, o qual conta com 4 km a mais de descida a partir da cabeceira do rio. Ali, reservas são recomendadas.

Mais informações:

Brasil Raft Park – Três Coroas/RS

Estrada Geral de Linha Café, s/n

Telefone: (51) 3546-1066

Segunda a sábado das 8h/11h30 e 13h/18h

http://www.brasilraft.com.br

 

Parque das Laranjeiras – Três Coroas/RS

Estrada Geral Linha Café, 5000

Telefone: (51) 3546-5731

Todos os dias 8h/20h

 

Mini Mundo – Gramado/RS

Rua Horácio Cradoso, 291

Telefone: (54) 3286-4055

Todos os dias 10h/17h

http://www.minimundo.com.br

 

Aldeia do Papai Noel (Parque Knorr) – Gramado/RS

Rua BelaVista, 353

Telefone: (54) 3286-7332

Domingo a sexta 10h30/18h

Sabado 10h30/20h

No inverno todos os dias 10h30/20h

 

Lago Negro – Gramado/RS

Rua A. J. Renner, s/n, Planalto

Todos os dias 24h

Pedalinhos todos os dias 8h30/19h

Anúncios
Categorias: Destinos Nacionais, Esporte + Viagem, Viagem | Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Serra Gaúcha – Gramado/RS (Parte II)

  1. Silvia Commisso

    Temos lugares muito bonitos aqui no Brasil, que não devem nada aos de fora. Quem sabe agora, com esta crise européia, o governo resolva investir mais no turismo interno, melhorando as estradas,os aeroportos, os serviços essenciais, melhorando também a rede hoteleira, treinando melhor as pessoas que trabalham com turismo, enfim, esta é a oportunidade do Brasil “mostrar a sua cara”, de trazer dólares para cá, não esquecendo dos importantes eventos que estão por vir. Vamos torcer para isso e divulgar o que temos de melhor, como vc está fazendo de uma maneira muito especial. Sou fã de suas reportagens e as sua matérias são um excelente guia para os que se aventuram por este mundo afora…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: