El Calafate – dia 1

El Calafate 041

Hoje o Esporte na Mochila desembarcou em El Calafate, cidade bem ao sul da America, na Patagonia Argentina. Para chegar ate aqui nao existe voo direto. No meu caso, fiz uma conexao em Buenos Aires com a companhia Aerolineas Argentinas e o voo de Buenos Aires a El Calafate dura aproximadamente 3 horas e meia. Sai na madrugada do dia 14 de julho de Sao Paulo, cheguei em Buenos Aires por volta das 5 da manha no aeroporto Ezeiza. Como meu voo para El Calafate saia do Aeroparque (outro aeroporto portenho e bem menor que o Ezeiza), tive que pegar um transfer. O grande problema do meu voo de ida foi o intervalo entre um voo e outro. Fiquei quase 6 horas no aeroporto, alternando um cochilo com um café e uma volta no freeshop. Se somar todos os minutos de sono que tive desde que sai de Sao Paulo, o total nao passa de 2 horas. Resultado: cheguei destruida em El Calafate. Porem, todo o cansaco foi recompensado com a paisagem logo na chegada. Planicies inospitas, lagos congelados, montanhas nevadas. A impressao e de que voce esta pousando no meio do nada. E isso me instiga ainda mais e ajudou a eliminarum pouco do cansaco. O aeroporto eh pequeno, mas bem arrumadinho e conta com uma boa estrutura, tais como “fingers”, calefacao e chao acarpetado. Me causou uma otima impressao da cidade. O aeroporto fica cerca de 23 km do centro de El Calafate.

El Calafate 006Dali segui para o meu hotel, o Mirador del Lago. Bem charmoso, mas um pouco afastado do borburinho (cerca de 4 quadras). Alem do hotel ser bem aconchegante, faz jus ao seu nome, pois fica a 1 quadra da avenida costanera, a qual contorna o Lago Argentino. Fiz o check-in, deixei minhas malas no quarto, apanhei minha maquina e fui conferir o visual e o por-do-sol no Lago, o que me rendeu fotos belissimas como esta:

El Calafate 010

Como o nivel do lago estava um pouco baixo, fui contemplada com aves, principalmente flamingos, buscando comida e dando um show de elegancia e beleza:

El Calafate 031

Apesar do frio de zero grau que fazia la fora, voltei feliz para o hotel, tomei um belo banho e sai para jantar. Tinha alguns nomes  de restaurants comigo, mas aceitei a sugestao do recepcionista do hotel e fui conhecer o Don Pichon. Hoje a noite estava menos 2 graus de temperatura, com sensacao termica de menos 8 graus, por isso o diferencial deste restaurante sao os tranfers in e out gratuitos, ou seja, ele te busca no hotel e te leva de volta totalmente de graca. O restaurante e rustico, com ares de interior, mas com uma comida bem saborosa e uma bela vista da cidade. Vi que o forte da casa era a parilla, como os argentinos chamam o nosso churrasco. Mas optei por outro prato tipico da Patagonia: a truta. O peixe veio acompanhado de pure de batatas e de abobora, alem de uma deliciosa taca de vinho branco. Por fim, pedi uma sobremesa tambem tipica, o sorvete de calafate. O fruto que deu nome a cidade tem um sabor de frutas silvestres e a cor parecida com o raspberry. Uma delicia, mas com um valor um pouco salgado: 200 pesos para 1 pessoa.

Apos quase 48 horas sem dormir, chegou o momento do merecido descanso, pois amanha eh o grande dia de conhecer o Glaciar Perito Moreno, um dos motivos mais fortes de eu querer passar por El Calafate antes de seguir para a Ushuaia.

Categorias: América do Sul, Esporte + Viagem, Viagem | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “El Calafate – dia 1

  1. rica

    Post esclarecedor, fotos maravilhosas e deu uma imensa vontade de visitar este pedaço dos hermanos..

  2. Inês de Barros

    Começou bem sua viagem presenteada com um maravilhoso pôr-do-sol e coroada com um manjar dos deuses… rs…

    Estou aguardando ansiosa pelos relatos diários. Divirta-se muito e nos dê histórias incríveis!!

    Bjs

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

