Semana Santa na América do Sul | O que abre e o que fecha

Santiago do Chile, meu destino escolhido para passar a Semana Santa em 2012

Santiago do Chile | Meu destino da Semana Santa em 2012

A Semana Santa está chegando e muitos brasileiros aproveitam a data para visitar os países vizinhos aqui da América do Sul. No ano passado fiz isso e escolhi a capital do Chile para aproveitar o feriado de uma forma diferente e sem gastar muito. Em alguns destinos existem festividades locais que só podem ser vistas pelos turistas que viajam nesta época. O único problema é ver suas expectativas e planos de viagem irem por água abaixo ao descobrir que muitas coisas fecham durante este feriado. Para evitar surpresas desagradáveis ou contratempos, o Esporte na Mochila preparou este post com dicas do que abre e o que fecha durante a Páscoa em algumas das principais capitais da América do Sul.

Santiago – Chile

Visitei Santiago durante a Semana Santa no ano passado e pude notar que o feriado é muito importante para os chilenos. A sexta-feira é o dia com mais estabelecimentos fechados. O comércio de rua fica fechado de sexta à domingo. Os shopping fecham na sexta-feira, mas abrem no sábado e no domingo normalmente.

Quanto aos restaurantes aconselho ligar daqui do Brasil, perguntar e, se estiver aberto, reservar. Consegui visitar quase todos da minha lista, mas faltou um dos mais recomendados (Aqui esta Coco) que permaneceu fechado durante todo o feriado. Os restaurantes do Mercado Central abrem todos os dias, do meio-dia às 18 horas.

Os parques ficam abertos todos os dias, inclusive o passeio de funicular no Cerro San Cristobal. Também abre todos os dias a “La Chascona”, casa/museu onde Pablo Neruda pasosu uma parte de sua vida.

A maioria das vinícolas fecham, mas consegui visitar no sábado a “Concha y Toro”. Também aconselho reservar data e horário no site, antes de ir. No dia que visitei estava bem cheia.

Um ótimo passeio para fazer em um dos dias do feriado é um bate-volta para Valparaíso e Vina Del Mar. Se tivesse um terceiro dia livre iria com certeza.

Se quiser saber meu roteiro de dois dias por Santiago durante a Semana Santa, basta clicar nos links abaixo:

Dois dias em Santiago – 1o dia

Dois dias em Santiago – 2o dia

Buenos Aires – Argentina

Lá também é feriado na sexta-feira, mas no sábado o comércio de rua em Buenos Aires funciona normalmente. Já a famosa Feira de San Telmo e os museus funcionam todos os dias, inclusive sexta e domingo.

Para restaurantes siga a mesma regra de Santiago: ligue com antecedência e faça reservas, principalmente para sexta e domingo.

Outra dica para feriado é fazer um bate-volta para Colonia ou Tigre.

Montevidéu – Uruguai

O Uruguai vem sendo considerado por muitos especialistas em viagem o país da vez e este feriado é uma ótima oportunidade para conhecer sua capital. A vantagem de ir para Montevidéu nesta época é encontrar a cidade vazia e toda disponível para os turistas. A maioria dos uruguaios aproveita a Semana Santa, onde também é comemorada a Semana do Turismo, para viajar a semana inteira.

O Mercado del puerto abre todos os dias e nos restaurantes há reserva é sempre recomendada.

Punta del Este é sempre uma ótima pedida, mas não estará tão vazia quanto a capital. Se o agito não for o problema, vale a pena esticar por lá, já que a cidade fica tão animada quanto no verão.

No que consiste a Semana Santa?

A Semana Santa é um dos feriados mais importantes para os cristãos, pois nela se comemora a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A semana começa com o Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina com o Domingo de Páscoa, celebrando a ressurreição de Jesus Cristo.

Parque Bicentenário - Santigo do Chile | Parques são ótimas opções para curtir o feriado da Semana Santa!

Parque Bicentenário – Santigo do Chile | Parques são ótimas opções para curtir o feriado da Semana Santa!

Anúncios
Categorias: América do Sul, Viagem | Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Semana Santa na América do Sul | O que abre e o que fecha

  1. Silvia Commisso

    Essas dicas são muito boas, pois eu mesma fui a Santiago nesses feriados e tive a desagradável surpresa de ter que mudar toda a minha programação por conta do fechamento de vários lugares, restaurantes, museus e lojas. Aproveitei para visitar os parques, o mercado,enfim….adorei Santiago, ou melhor, o que pude conhecer, pois ficou faltando muita coisa. Sempre que planejar uma viagem vou ler o seu blog, que une conteúdo, informação e sugestões !!! Parabéns !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: