Lançamento do Livro “A Cor do Sabor: a culinária afetiva de Shin Koike” de Jo Takahashi

Ontem fui prestigiar o lançamento do livro “A Cor do Sabor – a culinária afetiva de Shin Koike” do querido Jo Takahashi. Para quem não sabe, Jo foi o meu grande incentivador desde o início deste blog, que completou 1 ano de existência no dia 28 de outubro. Nossa história começou quando retornei do Japão, onde fui assistir ao Mundial de Clubes 2011 no final do ano passado e voltei apaixonada pelo país e pelos japoneses. Em dez dias que passei ali tive a maior lição de cidadania, cultura, educação e amor ao próximo de toda a minha vida. Quando voltei não era apenas uma outra pessoa, mas uma pessoa melhor. Quando retornei ao Brasil, a minha vontade era divulgar para todos a riqueza dessa cultura que experimentei e, despretensiosamente, comecei a pesquisar no site da Japan Foundation, da qual Jo Takahashi foi diretor de arte e cultura por quase 30 anos. Ali encontrei o portal Jojoscope, também de autoria de Jo, e resolvi mandar um e-mail. Jo me respondeu naquele mesmo dia e me recebeu de portas abertas, corroborando com toda a cordialidade que havia recebido do povo japonês poucos dias atrás.

O título do livro fala por si só e mostra mais desta cultura tão rica através de sua tradicional culinária, além da trajetória do chef Shin Koike que gosta sempre de um toque ousadia em seu trabalho, não para contrariar a tradição, mas buscando aprimorá-la. E foi com este diferencial que Shin Koike, nascido no Japão, filho de peixeiro e com vasta experiência em renomados restaurantes japoneses, conseguiu  aqui no Brasil o seu reconheciemento quando seu restaurante Aizomê foi eleito o melhor restaurante japonês do ano 2009-2010 pela revista Veja São Paulo.

Com uma leitura prazerosa, Jo conseguiu unir de forma brilhante um ótimo texto intercalado com imagens belíssimas, do fotógrafo Tatewaki Nio, que enchem os nossos olhos e mexem com nossos sentidos. Além de receitas deliciosas ao final, dentre as quais destaco o Suflê de Chocolate com Tiramisù de Tofu e Pastel de Soba (hummm!), o livro conta com uma expedição gastronômica e bate-papo  do Chef Shin Koike com três grandes personalidades: o cantor Ed Motta, a ceramista Kimi Nii e o cabeleireiro e dono da rede Soho Hideaki Iijima.

Atualmente, Jo Takahashi tem uma produtora e um portal, o Jojoscope, onde se dedica a integrar as culturas brasileira e japonesa, idéia que nos uniu. Em sua dedicatória Jo escreveu “muito obrigado por tudo”, mas na verdade eu é que tenho que agradecer por me receber tão bem, por acreditar em mim, me incentivar.

O Japão me fez voltar a acreditar no ser humano e você me fez acreditar no meu sonho.

Jo, sucesso sempre, você merece!

A Cor do Sabor: a culinária afetiva de Shin Koike

Autor: Jo Takahashi

Páginas: 272
Editora: Melhoramentos
Valor: R$120,00

Veja também:

http://jojoscope.com/2012/11/degustacoes-a-cor-do-sabor/

http://vejasp.abril.com.br/materia/lancamentos-livro-lojas-cidade

Categorias: Japão | Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

