Serra Gaúcha – Nova Petrópolis/RS

Praça das Flores

Dando continuidade ao passeio pela Serra Gaúcha, a parada agora é na cidade de Nova Petrópolis, cerca de 34 km de Gramado pela rodovia RS-235, umas das mais lindas da região. Conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha,  a cidade  foi fundada por imigrantes alemães 1858, oriundos principalmente da Pomerâmia, Saxônia, Boêmia. Os imigrantes conseguiram trazer suas origens históricas para a cidade, dando-lhe uma rica vida cultural, tanto para os habitantes como para os muitos turistas que a visitam. Todo ano, nos meses de julho e agosto, a cidade abriga o Festival Internacional de Folclore, celebrado junto à Praça das Flores e que trai pessoas de todo o Brasil e também do exterior. Através dos grupos de dança, exposição de artesanato, desfiles, coros, teatro e bandinhas típicas, todos podem apreciar, enaltecer e conhecer o que a diversidade cultural tem de mais belo. É também na Praça das Flores, a principal da cidade, que está localizado o Labirinto Verde, todo de ciprestes e  localizar o seu centro e conseguir sair é uma grande diversão para adultos e crianças. Já no Jardim da Percepção, a diversão é sentir e “enxergar pelas mãos e pés” mais de duzentas espécies de plantas.

Labirinto de Ciprestes na Praça das Flores

Monumento que celebra os 100 anos do Cooperativismo

Entre as compras nas lojas de malhas e os deliciosos cafés germânicos, reserve e dedique algumas horas para conhecer a Aldeia do Imigrante. Trata-se de um parque temático de 10 hectares que, além de lojas, restaurantes e lindas paisagens, é um museu vivo que reproduz uma vila de colonos alemães do século XIX, com réplica da casa, escola, igreja e até cemitério (todas em construídas com técnica enxaimel) e conta como viviam os primeiros imigrantes da cidade. Ali também está o Museu Caixa Rural, que conta a história do modelo Cooperativo criado em 1902 pelo Padre Suíço Theodor Amstad e que deu origem ao sistema Sicredi que hoje está espalhado e conhecido no país inteiro. Sendo Nova Petrópolis o berço do Cooperativismo e tendo como objetivo preservar e resgatar a sua história, o museu reúne documentos e objetos que retratam o que foi vivido pelos primeiros imigrantes na época . Em 2002 foi inaugurado um monumento na Praça das Flores para comemorar o centenário do Cooperativismo. O monumento de bronze cé formado por 7 pessoas que significam os sete princípios do Cooperativismo e também o lema do seu idealizador, o Padre suíco Theodor Amstad.

Nos arredores da cidade e reservando com um dia de antecedência, é possível realizar um passeio de 3 horas chamado “Roteiro Rural Alemães do Sul”, que percorre seis propriedades rurais de imigrantes alemães e seus descendentes. O passeio começa na Linha Imperial, cerca de 7 km da cidade de Nova Petrópolis. Dentre as paradas estão o Armazém Hungerberg, onde é possível ver e conhecer a extração da essência de rosa-mosqueta (famosa pela sua intensa ação de renovação celular – ótima para cicatrizes!); o Museu de Família de Alberto Hillebrand, com objetos trazidos ao Brasil no século XIX e o moinho da família; o Recanto dos Pioneiros, na cidade de Nove Colônias, onde se estabelecram os primeiros imigrantes; a propriedade rural Verde Vale; e a Casa de Pedra, onde é possível assistir apresentações de dança típica Polonaise.

Aldeia do Imigrante

Por fim, para aqueles que gostam de um pouco mais de aventura, recomendo o Ninho das Águias. Cerca de quatro km do centro de Nova Petrópolis está um local ideal para os praticantes de asa-delta e paraglider. Do mirante, com 720 metros de altura, é possível ter uma vista panorâmica do Vale do Caí e da cidade de Caxias do Sul. Possui três rampas, onde é possível realizar vôos duplos, com meia hora de duração.

Anúncios
Categorias: Destinos Nacionais, Esporte + Viagem, Viagem | Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: