Demonstração e desgustação de SOBA

Março é o mês  da  amizade e solidariedade Japão-Brasil e, especialmente neste ano, em homenagem ao aniversário da tragédia que devastou a região de Tohoku, estão sendo realizados eventos culturais relacionados a recuperação dos locais e das pessoas afetadas pelo terremeto e tsunami ocorridos há 1 ano atrás. Um deles aconteceu na tarde de ontem, onde teve como protagonista o Soba, macarrão feito de trigo serraceno e  um dos pratos favoritos dos japoneses. Trata-se de um macarrão longo e fino, de aspecto simples, mas com um alto teor nutritivo.

O chef Koichi Mori foi convidado e  veio diretamente do Japão para preparar o prato. Vítima direta da tragédia, nos contou como foi ver sua cidade Sendai,  onde estava localizada sua casa e seu restaurante, serem totalmente destruídos pelo terremoto. Foi muito interessante assistir o chef Mori preparar ao vivo o Soba, com o auxílio do também chef Shin Koike, do restaurante Aizomê em São Paulo.

Chef Mori preparando o Soba

O Soba é um alimento muito popular no Japão, consumido desde muito tempo e servido, principalmente, com um caldo a base shoyu e temperos, quente ou frio. Dizem que o melhor é saboreá-lo fresco,  logo após o preparo, o que faz com que a massa fique ainda mais macia. É muito comum entre os japoneses comer o Soba na noite de Reveillon, pois sua forma longa e fina simboliza longevidade e, segundo a tradição, traz boa sorte para o ano que se inicia.

Chef Koichi Mori, Zizao e Chef Shin Koike

Além dos chefs, o evento contou com presenças ilustres como a do Cônsul  Geral do Japão em São Paulo e sua esposa, de Chieko Aoki, presidente e fundadora da rede de hotéis Blue Tree, bem como do novo reforço do Corinthians, o jogador chinês Zizao, que está se recuperando de uma luxação no ombro esquerdo.

Anúncios
Categorias: Esporte, Japão | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: